top of page

Orientação Profissional e Tratamentos

01.

Orientação Profissional

Escolher uma carreira ou mudar o rumo da sua vida profissional pode ser um processo bem delicado quando você não sabe ao certo o que fazer. Meu trabalho é desenvolvido por meio de testes e uma escuta sensível. As questões serão levantadas junto com a busca pelo autoconhecimento (porque afinal você é um só, então o seu lado pessoal não pode ser tão diferente do profissional) , onde juntos iremos compreender melhor suas preferências, habilidades, potenciais, fragilidades e intolerâncias.  Você já pensou em poder dividir com alguém este momento que para muitos se torna tão angustiante? Te convido a pensarmos juntos!

02.

Depressão

Depressão é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir: tristeza;  perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas; alterações de apetite; problemas para dormir; perda de energia; baixa autoestima. Felizmente, é tratável. O tratamento se dá em conjunto através da Psicoterapia (Psicólogo) + Psiquiatria (Médico- medicação).

* No Brasil 5,8% da população sofre de depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS). A depressão  é uma das doenças que mais afasta pessoas do mercado de trabalho. 

03.

Ansiedade e Pânico

Ansiedade é conhecida como "doença moderna". Está associada a um estilo de vida cada vez mais acelerado. É fato que nossa sociedade impõe um ritmo veloz como sinônimo de eficiência. E coloca o indivíduo multitarefa como ideal a ser seguido. Além disso existe uma pressão em relação a resultados imediatos. Ao mesmo tempo exige-se a elaboração de metas para o futuro. Dessa forma, sobra pouco espaço para que se viva o presente. E é ai que começam os problemas. Pois certo nível de ansiedade é considerado normal e contribui para que tenhamos expectativas e busquemos sentido para a vida. Trata-se inclusive de reação originalmente instintiva, cuja função é nos alertar e preparar para responder a algo novo. A questão é quando a ansiedade se intensifica a ponto de não ser administrável, gerando sofrimento e prejuízos na rotina diária das pessoas. Se desenvolvendo então para o "pânico", que são crises de ansiedades. Os principais sintomas: taquicardia, sudorese, insegurança/medo, falta de ar e sensação de morte iminente(certeza que está tendo um infarto ou mal-estar grave, que poderá levar à morte). 

* Muito mais comum do que se imagina, atinge aproximadamente 30% da população, segunda a OMS. 

04.

Transtorno Bipolar

 

O transtorno bipolar, é um transtorno cerebral que causa mudanças incomuns no humor, na energia, nos níveis de atividades e na capacidade de realizar as tarefas do dia a dia. Esses estados de humor variam de períodos de comportamentos extremamente exaltados (conhecido como episódios maníacos), à períodos muito tristes, "baixos" ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Um bom diagnóstico e tratamento ajudam as pessoas com bipolaridade a levar vidas saudáveis e produtivas. Falar com um Psicólogo e Psiquiatra é o primeiro passo para qualquer pessoa que desconfie de um quadro de transtorno bipolar. 

* O transtorno bipolar atinge cerca de 4% das pessoas em idade adulta. O número de pessoas diagnosticadas com este quadro pode chegar a 6 milhões de pessoas no Brasil. 

05.

Fobias

A fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema. O medo sentido é completamente diferente da ansiedade que é natural dos seres humanos. O medo, por si só, é uma reação psicológica e fisiológica que surge em resposta a uma possível ameaça ou situação de perigo. Já a fobia, não segue uma lógica propriamente dita, e a ansiedade nesses casos é incoerente com o perigo real que aquilo representa. A fobia costuma ser de longa duração, provoca intensas reações físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a tem. Se você se identifica com estas sensações procure ajuda, não permita viver desta forma!

06.

TOC

O transtorno obsessivo- compulsivo (TOC) é um transtorno comum, crônico e duradouro. É caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. É considerada uma doença mental grave. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais em que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. As pessoas podem ter sintomas de obsessão, compulsão ou ambos. Esses sintomas acabam, muitas vezes, incapacitando a pessoa de viver normalmente a sua rotina.

Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos e das emoções. 

Obsessão: são pensamentos repetitivos, impulsivos. Tem como sintoma medo de germes, preocupa-se excessivamente com a limpeza, revisar diversas vezes portas, ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita.

Compulsões: são comportamentos repetitivos, que a pessoa sente o desejo de fazer em resposta a um pensamento obsessivo. Tem como sintoma a limpeza excessiva, ordenação das coisas, repetidamente verificar as coisas, contagem compulsiva. 

* Ela está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram com a doença. 

bottom of page